Liderança em Ação
- Dimensão Humana

- 2 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O verdadeiro líder é aquele que contrata pessoas melhores do que ele.
Hoje o grande desafio da liderança é criar sucessores. O primeiro passo é quebrar o paradigma do apego ao cargo, pois desenvolver outras pessoas é saber que nada é eterno e que em algum momento você terá que ir embora: ou da empresa ou para um cargo superior. Para assumir um desafio maior você precisa ter alguém preparado para substitui-lo. Se você não tiver preparado ninguém, corre o risco de nunca ser promovido, já que a empresa perderia com o seu crescimento. Precisamos exercitar a observação e desenvolver vários sucessores, ver o ponto forte dos profissionais mais seniores do time e apostar neles para que cada um possa desenvolver o que falta para ser um líder. Há dentro de cada um de nós um líder em potencial, e é claro que alguns já vem com essa habilidade mais desenvolvida, mas, como toda habilidade, ela pode ser exercitada. Para isso, precisamos investir no autoconhecimento para descobrir no que realmente somos bons, quais são nossas fortalezas e utilizá-las na construção do líder que seremos no futuro.
Quando você desenvolve sua equipe, descobre mil outras maneiras de fazer uma mesma coisa e que nunca teria aprendido sem o olhar do outro. Criar sucessores é um grande aprendizado para o líder também!
Basicamente ser líder é gerenciar relacionamentos, se comunicando de forma assertiva e inspiradora.
Como você tem gerenciado seus relacionamentos?
Você é melhor líder com seus pares, com sua equipe, no seu time de futebol ou com a sua família?
Observe as atitudes que você escolhe quando é um excelente líder e comece a praticar essas atitudes com os outros relacionamentos da sua vida. Com o tempo você verá que a liderança é um eterno aprendizado: é ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje!





Comentários